Mawaca [2000] Astrolábio.Tucupira.Com.Brasil

Posted in By faeriamusica 0 comments



O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os ‘mawaka’ (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

Rara multiplicidade instrumental acompanhada por cantoras de vozes trancedentais cantando palavras mágicas para atrair a força dos espirítos…

Esse é o Mawaca!

(Texto extraído da Last.fm)


astrolábio.tucupira.com.brasil - Com os olhos voltados para os 500 anos de Brasil, o grupo Mawaca mapeia as artérias do coração brasileiro apresentando canções africanas, portuguesas, indígenas, árabes, japonesas, italianas. O CD gira em torno da idéia do astrolábio que segue o rastro do tucupi, apontando as tucupiras imaginárias perfazendo uma viagem instigante. O CD conta com a participação especial da cantora portuguesa Né Ladeiras do compositor e cantor maranhense Tião Carvalho, do premiado baixista Célio Barros e dos Meninos do Morumbi.

(Texto extraído de www.mawaca.com.br)

Mawaca [2000] Astrolábio.Tucupira.Com.Brasil
World music, alternative, folk, female vocalists, mpb

1. Vinheta Astrolábio
2. Koi Txangaré
3. Maçadeiras
4. Roxinha Da Sanabria
5. Sopros Do Oriente
6. Reis
7. Anonimatus
8. Ladainhas
9. Alvissaras
10. Qyria Yefèfyia
11. Tambores De Mina
12. Maracatus
13. Nana D'Aitoni
14. Nihon Pizzi
15. Cangoma
16. Cacuriá
17. Cauim
18. Aguerê De Iansã
19. Ciranda Indiana