Mawaca [2001] Os Lusíadas

Posted in By faeriamusica 0 comments


O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os ‘mawaka’ (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

Rara multiplicidade instrumental acompanhada por cantoras de vozes trancedentais cantando palavras mágicas para atrair a força dos espirítos…

Esse é o Mawaca!

(Texto extraído da Last.fm)


OS LUSÍADAS - A trilha sonora de Os Lusíadas de Magda Pucci ganhou novo encarte com gravuras do artista plástico Lollo e uma nova masterização o que destacou os belos timbres dos arranjos para os poemas de Camões. Além das canções no estilo do grupo português Madredeus, a intenção nesta trilha foi destacar o caráter épico da encenação e para isso foi preciso a participação de mais de 36 músicos das melhores orquestras de São Paulo selecionados a dedo.

Para cada momento da trajetória da esquadra de Vasco da Gama, a trilha sonora do CD "Os Lusíadas" fornece músicas em estilos diferentes, às vezes contrastantes entre si. Ora a trilha caminha em direção a rítmica quebrada de Stravinsky - para agitar as cenas das tempestades em alto mar - ora para temas de caráter medieval - para ambientar as cenas do cais do porto -; ora para melodias suaves inspiradas nos compositores franceses Eric Satie e C. Debussy para dar o clima envolvente nas cenas de amor dos lusonautas com as ninfas na Ilha dos Amores.

(Texto extraído de www.mawaca.com.br)

Mawaca [2001] Os Lusíadas
World music, alternative, folk, female vocalists, mpb

1. Cais
2. Kalika
3. Despedida
4. Largo Oceano
5. Mauritânia
6. Congo
7. Tempestade
8. Orietes
9. Salamalekum
10. Caminho das Índias
11. Puro Amor
12. Tanta Tormenta
13. Doce Amparo
14. Velas
15. Boa Viagem
16. Monções
17. Fado
18. Abertura Cais
19. Epifania Lusíadas
20. Nonfas
21. Despertar
22. Sedução