Mawaca [2004] Pra todo canto

Posted in By faeriamusica 1 comments


O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os ‘mawaka’ (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

Rara multiplicidade instrumental acompanhada por cantoras de vozes trancedentais cantando palavras mágicas para atrair a força dos espirítos…

Esse é o Mawaca!

(Texto extraído da Last.fm)

www.mawaca.com.br


PRA TODO CANTO – esse CD foi lançado em 2004 e marca a parceria do grupo com a Azul Music. O CD da caixa ganhou encarte bilíngüe. Em  Pra todo canto, misturam-se muitas tradições num caldeirão criativo de um mundo sonoro, cujo pano de fundo são as  mandalas – os círculos, os cordéis, os mantras, as cangomas, os horos. No CD figuram As Sete Mulheres do Minho, do compositor e poeta português Zeca Afonso, o tema indígena Ahkoy Te, dos Índios Gavião, que se encontra com a cantiga japonesa Hotaru Koi, numa delicada surpresa e Tango dos Chavicos, uma versao flamenca de um tema hebraico. Já em Boro Horo, o grupo reúne, em uma só faixa, uma diversidade ímpar de estilos: um canto das índias Tupari (Hirigo); um horo búlgaro (Bre Petrunko); e a canção de runa finlandesa Suuret Ja Soriat. O CD está na quarta tiragem.

(Texto extraído de www.mawaca.com.br)


Mawaca [2004] Pra todo canto
World music, alternative, folk, female vocalists, mpb


1. As Sete Mulheres Do Minho
2. Êh Boi!
3. Dendê Com Curry
4. Kali
5. Lamidbar
6. Acometado
7. Ahkoy Té / Hotaru Koi
8. Soran Bushi
9. Mawaca Pra Qualquer Santo
10. Cangoma Me Chamou
11. Tango Dos Chavicos
12. Et Dodim
13. Boro Horo Hirigo / Bre Petrunko / Suuret Ja Soriat
14. Salam!
15. Asadoya Yunta (Ao Vivo)
16. Gayatri Mantra